Levar a criança para passear ao ar livre é essencial. Arrisco-me a dizer que é obrigatório. E bom seria se fosse todo dia.
⚠Claro no contexto de hoje vários cuidados precisam ser mantidos, como não esquecer a máscara e manter a distância mínima de 2 metros das outras pessoas.
Tendo isso em mente, é possível fazer um passeio em uma pracinha arborizada, em um parque ou uma simples volta no quarteirão de casa ou no jardim da vizinha.
📣A natureza contém em si uma imensidade de estímulos sensoriais que despertam a curiosidade e criam possibilidades inigualáveis de desenvolvimento. Esses passeios são momentos únicos de vivência da curiosidade e do espírito investigativo, tão natural nas crianças.
🥰E posso te dar duas dicas preciosas?!
1ª Deixe o relógio e o celular em casa, saia para passear e entre no tempo da criança. Ou seja, se dê tempo para se maravilhar com a natureza. Deixe a criança parar onde quiser e por quanto tempo precisar. Lembre-se: ela está tra-ba-lhan-do! Está investigando, conhecendo, construindo conceitos. Precisa de tranquilidade e aceitação.
2ª Participe! Se maravilhe junto. Responda às questões que forem levantadas de maneira mais correta que for capaz. Não simplifique termos. Explique com naturalidade como o mundo que a rodeia funciona.