1 – Osterbaum: todo mundo conhece a árvore de Natal, mas será que você conhece a árvore de Páscoa? As árvores são decoradas com ovos de madeira, plástico ou ovos de verdade, cozidos, descascados e pintados. Aqui em casa, nós já aderimos à essa tradição.
2 – Tapetes coloridos: na noite que antecede o domingo de Páscoa, turistas e moradores de Ouro Preto viram a noite confeccionando tapetes com flores e serragem colorida, criando lindas obras de arte para a Procissão da Semana Santa passar no domingo de Páscoa. Na Guatemala tem uma tradição semelhante.
3 – Bruxas errantes: na Finlândia, essa tradição é parecida com o “doces ou travessuras” do Halloween. As crianças se vestem de bruxa (não como no Halloween, mas com roupas coloridas e bochechas rosadas) e distribuem galhos decorados de salgueiro e recitam uma rima tradicional. Como recompensa por esse “feitiço de boa sorte” as crianças ganham guloseimas. Isso começou por causa de uma crença antiga de que espíritos malignos pregavam peças no dia anterior à Páscoa, e acreditava-se que o “feitiço” dito pelas crianças manteriam esses espíritos afastados.
4 – Caça ao crocodilo: numa região da Costa Rica, ao invés de caçarem ovos, as pessoas caçam um crocodilo, que é levado para as celebrações de Páscoa como um convidado de honra. Mas nada de violência contra os animais: o crocodilo é devolvido ao seu habitat natural no dia seguinte.
Já ouviram falar dessas tradições? Conhecem outras que não foram citadas nesse post? Quais são as suas tradições de Páscoa? Deixe aqui nos comentários.