Tenho muita dificuldade em ser firme com a minha Alice, mas sou! Sou mesmo! Sou uma banana por dentro mas ajo como uma general! É um esforço diário! Quero ver a Alice sempre feliz e quando preciso impor algo que a deixa desconfortável (mesmo que minimamente), me dói. Acrescentar a gentileza torna tudo mais fácil e leve, para mim e para ela.
A firmeza é uma necessidade da criança (mesmo que ela não entenda dessa forma).
A gentileza é um ato de respeito aos sentimentos das crianças, que podem se sentir frustradas com a firmeza dos pais, ainda que precisando dela. Além disso, gentileza gera gentileza, e ações são grandes exemplos.
As crianças precisam de limites, mesmo que elas ainda não compreendam isso. Limites criam um senso de segurança nas crianças, mostram à elas que sabemos como agir, só precisamos colocar uma pitada de gentileza.
Algumas dicas de como ser firme com gentileza:
– tenha segurança sobre o limite imposto;
– explique com calma a necessidade daquele limite;
– repita quantas vezes forem necessárias o comando. Apesar de ser frustrante pra nós, algumas crianças precisam de repetições para compreender a situação e essa compreensão tornará mais fácil a aceitação;
– respire fundo e lembre-se: estamos fazendo o melhor para as nossas crianças!
Me conta aqui, você faz o tipo general ou também tem dificuldade em colocar limites por aí? E a pitada de gentileza? Tá rolando ou os vizinhos estão por dentro das suas diretrizes como mãe?