Olá, assinante do Clube Brinkante! Seja muito bem-vinda a primeira edição do nosso Boletim Brinkante, o seu guia prático de como criar uma rotina brincante, educativa e estruturada da maneira mais fácil possível!

A partir de hoje, você nunca mais vai ficar sem ideias do que brincar, ou como estimular o desenvolvimento das crianças, ou ainda, como organizar a rotina. Tudo o que você precisará fazer, é abrir o seu Boletim Brinkante, escolher o que tem mais a ver com você e a sua família, e colocar a mão na massa! Então, bora ligar a impressora e começar? 

Nesta primeira edição, com a proximidade da Páscoa, o tema não poderia ser outro. A Páscoa é uma ótima oportunidade para construir memórias afetivas preciosas que duram a vida toda. Essas memórias são aquelas que lembramos com muito carinho, que aquecem nossos corações pelo resto de nossas vidas, que são guias da nossa conduta e nossos refúgios em momentos difíceis. Bora, então, criar memórias afetivas nas nossas crianças?

Dá uma olhada no que preparei para você nesta primeira edição:

Como criar memórias afetivas?

Atividades divertidas de Páscoa

Vamos brincar de faz-de-conta?

Dicas de presentes para a Páscoa

Dicas de brincadeiras para animar a Páscoa

Que tal um cineminha em casa?

Como e por que criar memórias afetivas?

Eu tenho memórias preciosas da espera pelo Coelho da Páscoa, da procura do ovo no canteiro de margaridas no domingo de manhã, de comer chocolate o dia todo até enjoar e da tristeza de ver o dia acabar.

E são essas memórias que me ajudam a criar memórias preciosas com a Alice. A Alice adulta vai se lembrar das caçadas com pistas engraçadas para encontrar o ovo de Páscoa, de ter sido convidada para ser ajudante do Coelho da Páscoa, do Coelho ter pulado a janela e ter sujado a cama toda de terra, do café da manhã especial, da casa decorada, de comer chocolate até enjoar. E um dia, essas memórias a fortalecerão e a guiarão no caminho que ela escolher.

Por isso, eu te convido a se reconectar com as suas lembranças infantis e usar a magia da infância para tornar essa Páscoa inesquecível para a sua família. Decore a casa, ponha uma mesa bonita no domingo, prepare uma caçada aos ovos, algumas brincadeiras e ao final do dia assistam um filme juntinhos. Simples e inesquecível.

Quer uma mãozinha nisso? Aqui no Printkids tem tudo o que você precisa para ter uma páscoa especial. Liga a impressora, dá uma olhada aqui embaixo e corre para imprimir a magia da Páscoa.

Carta do coelhinho da Páscoa

O Coelhinho da Páscoa agora manda cartinhas para avisar da sua visita e alertar sobre a importância de vivenciar o verdadeiro significado da Páscoa em família. Basta baixar o arquivo, personalizar a cartinha, colocar na caixa de correio da sua casa e bolar uma forma bem legal das crianças encontrarem! 

Papel de carta

E se as crianças pudessem mandar uma carta para o Coelhinho da Páscoa? Talvez o coelhinho possa trazer o ovo que elas pediram na cartinha! E o Coelho atendendo a esse pedido seria mágico para elas, não seria?

Ajudante do Coelho da Páscoa

Já imaginou receber uma cartinha recrutando para ser um ajudante do Coelhinho da Páscoa? Seria mais que mágico, né? Essa magia é possível com o Kit Ajudante do Coelho da Páscoa, onde o Coelho pede a ajuda da criança para confeccionar os ovos, criando todo um universo de imaginação.

Pegadas

Páscoa tem que ter trilha de pegadas. As pegadas são pistas de onde o Coelho da Páscoa botou o tão desejado ovo. Se a trilha tiver alguns obstáculos, como passar por cima do sofá e debaixo da mesa de jantar, a brincadeira fica ainda mais emocionante. Vale também deixar algumas cenouras mordidas perto dos ovo.

Caçada aos ovos

Vamos criar uma caçada aos ovos bem especial? Imprima as pistas e espalhe pela casa. Para crianças maiores você pode fazer a brincadeira quente e frio, ou escrever charadas no verso das pistas. Encontrou, coloca na cestinha!

Ideias de atividades divertidas para a Páscoa

Aqui você vai encontrar atividades divertidas que ajudam no desenvolvimento de várias habilidades importantes para as crianças.

A criança, enquanto brinca, se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa ideias, desenvolve suas habilidades de linguagem e comunicação, criatividade e capacidade de concentração. Ela também descobre novas cores, combinações, texturas, movimentos, como o movimento de pinça, muito importante para o desenvolvimento da escrita. Compara tamanho, formas e quantidades elaborando o raciocínio matemático, além de ressignificar a realidade, resolvendo conflitos internos, medos e angústias.

O Pôster Brinkante Orelhudo deixa a brincadeira de modelar e desenhar ainda mais divertidas, pois cria um contexto que estimula a imaginação e a interação. Ele pode ser usado como apoio para a massinha, diminuindo a bagunça e aumentando a diversão, ou como “apaga e desenha”, trocando a massinha por canetas de quadro branco.

Essa brincadeira entretém as crianças ao mesmo tempo em que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a concentração. Papel, barbante e tá pronto o brinquedo!

Coelhóptero é um coelho de papel que voa como um helicóptero de verdade. Um brinquedo simples e muito divertido! Para brincar, basta jogar o Coelhóptero para cima e ele vai cair girando até o chão!

Jogue o dado e alimente o coelho com a quantidade de cenouras indicada no dado. Para transformar esse jogo em uma competição e dar mais emoção, imprima duas cópias das cenouras e quem der todas as suas cenouras primeiro para o coelho, ganha!

A cozinha é, com certeza, o lugar mais divertido da casa para as crianças e mais educativo também! Vamos para a cozinha, então? Essa é uma ótima atividade para as crianças que são apaixonadas por cozinha e chocolate. Elas vão colocar a mão na massa e embarcar na magia da Páscoa.

VAMOS BRINCAR?!

Que tal brincadeiras temáticas nessa Páscoa? Aqui vão 5 brincadeiras super divertidas para entrar no clima.

Vamos brincar de faz-de-conta?

No faz-de-conta, o brincar livre é o caminho a se trilhar. As crianças soltam a imaginação ao assumir papéis e desenvolver histórias, estimulando a criatividade. Ao criar personagens e histórias, a criança se permite experimentar e se expressar de uma forma que muitas vezes não ousariam sem a imaginação.

PrintPet Coelho

Adote o PrintPet como seu novo amigo! Monte o PrintPet, escolha um nome bem bonito para ele, preencha a certidão de adoção, e juntos, a diversão e a criatividade não terão fim! 

Papertoy  Coelho

Originados do origami, os Papertoys são brinquedos de papel que trabalham a concentração e o foco, raciocínio sistemático, coordenação motora, persistência e a criatividade das crianças. Podem ser usados para várias brincadeiras, como teatrinhos, por exemplo, além de servirem como decorações fofas.

Fantoche de coelho

Fantoches são fascinantes para as crianças. Simples formas recortadas em papel dão vida aos enredos. Junte a família e comece o espetáculo!

Máscara 3D de coelho

Além de ser divertido, fantasias são uma ótima forma para as crianças expressarem suas emoções, ajudam a desenvolver habilidades sociais, e estimula a criatividade, tudo isso enquanto assumem papéis e desenvolvem histórias.

Presenteie nesta Páscoa!

Em um mundo onde tudo já se encontra pronto e acabado em prateleiras, a oportunidade de produzir algo para presentear vale ouro na formação da criança. Melhor que comprar presente é fazer presente!

Sacoleta da Fadoelha

Mais que presentes, as Sacoletas são convites a estar junto, a criar memórias afetivas, colocar a mão na massa e se divertir, criando junto o verdadeiro brincar! A sacoleta tem uma missão importante: proteger os brinquedos que você escolheu até que eles cheguem nas mãos da criança sortuda que poderá brincar de dar vida a cada um e depois brincar muito com todos eles!

Papel de presente

Papel de presente para baixar, imprimir e presentear muito. Com ele qualquer lembrancinha vira um presente fofo de Páscoa. Perfeito para embrulhar barras de chocolate!

Molde para sacolinha

SSSShhh… Esse coelhinho fofíssimo está dormindo! E enquanto ele dorme, carrega com muito charme as gostosuras deliciosas que você preparou com muito carinho para as pessoas especiais da sua vida nessa Páscoa.

Que tal um cineminha de Páscoa?  

Aqui estão três filmes incríveis para vocês assistirem juntinhos. Escolha um filme e prepare a pipoca!

E aí, gostou das dicas para a Páscoa? Quero ver vocês colocando a mão na massa e imprimindo a magia da Páscoa!
 
Desejo à vocês uma Páscoa brinkante e mágica!
 
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, me manda uma mensagem pelo WhatsApp ou um e-mail para [email protected] que responderei o mais rápido possível.
 
Beijo, abraço, tchau, e até o próximo Boletim Brinkante!
 
Ju Barbosa